Qualidades de um bom consultor de TI – Você precisa saber!

20091215162913

Olá pessoal,

Este post abre uma sequência de publicaões a respeito da consultoria e gerência de TI, todas as dicas apra os profissionais de TI, baseado em documentos e em minhas experiências, espero que gostem, mandem seus comentários.

Aqui está uma lista do que as empresas procuram em um possível consultor. Um bom consultor de TI deve:

  • Ouvir. Não importa o quanto você consultor saiba, você não pode identificar soluções específicas para a empresa se não souber ouvir o que quem te contratou tem a dizer. O consultor certo tenta descobrir tudo o que puder sobre os recursos, problemas e desafios da empresa. Você também deve perguntar sobre planos para o futuro da empresa, isso é muito importante.
  • Ser um especialista com a experiência técnica adequada. Você consultor deve estar familiarizado com o hardware, sistema operacional e softwares que a empresa usa, pois já deve ter trabalhado com clientes com necessidades semelhantes. Além disso, ter certificados técnicos e de treinamento dos fornecedores de hardware e/ou softwares, é sempre bom para validar sua experiencia e conhecimento.
  • Valorizar a empresa como se fosse sua. Sendo a empresa pequena ou média ou entre as maiores do mundo, ela tem necessidades de TI muito diferentes. O consultor de TI valoriza os problemas específicos enfrentados. Ele pode desenvolver soluções econômicas que o ajudem a aproveitar ao máximo seu investimento em tecnologia.
  • Ajudar ao empresário a entender a tecnologia. Mesmo o empresário não consiga nem manter uma conversa sobre servidores e redes sem fio, ele deve entender a tecnologia que está adquirindo e como ela se encaixa no seu sistema geral de TI é importante. O consultor de TI consegue deixar de lado os jargões técnicos para oferecer informações relevantes e fáceis de entender sobre a tecnologia que você está pretendendo implantar na empresa.
  • Equilibrar custo e benefício. A maioria das pequenas empresas não tem condições de incluir todos os “opcionais” às suas aquisições de hardwares, softwares e sistemas de rede. O consultor de TI equilibra cuidadosamente os custos do novo equipamento e os benefícios para a sua empresa. Um bom consultor sugere opções que fazem sentido no contexto comercial.
    Até o próximo post!

Um comentário sobre “Qualidades de um bom consultor de TI – Você precisa saber!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s