Comunicação integrada – Benefícios OCS 2007

Unified Communication e OCS 2007

As empresas estão cada vez mais pressionadas para a geração de resultados. Seus colaboradores por sua vez são cobrados cada vez mais por resultados e produtividade. À sua disposição, aos poucos, foram colocadas ferramentas de comunicação oferecidas pela empresa como o telefone, celular, e-mail, e alguma ferramenta de IM (instant messaging) como msn ou Skype.

Na busca por agilidade, nossos contatos com parceiros, clientes e fornecedores que antes eram feitos por telefone, sem que percebêssemos, migraram para o e-mail e em muitos casos para o IM (instant messaging). Políticas de segurança nas corporações tiveram de ser alteradas para garantir que essas ferramentas, originalmente de uso pessoal, pudessem ser utilizadas com alguma segurança nas corporações.

Mas se olharmos com cuidado, percebemos que tais ferramentas estão absolutamente independentes entre si, e que nos acostumamos que elas sejam assim. Como encontrar aquela informação que trocamos com nosso fornecedor pelo IM (instant messaging), qual foi o dia em que fiz aquela ligação para aquele fornecedor?

Se para o lado do colaborador a mobilidade é uma maravilha, para o lado do cliente ou de seus pares se tornou um desafio encontrar as pessoas.

A comunicação unificada, pretende solucionar boa parte desses problemas, integrando soluções de :
• E-mail : Soluções de mensagens integradas com o cliente Microsoft Outlook.
• Voz: Serviços de telefonia integradas com serviço de e-mail, caixa postal de voz, e outros serviços.
• IM (instant messaging) : Serviço seguro de instant messaging, integrado ao ambiente do cliente.

Podendo dar benefícios novos como:
• Colaboração on-line
• Vídeo conferência
• E outros.

Fornecendo ainda novas condições como:
• Melhor segurança do ambiente
• Melhor controle de custos

GUIA RÁPIDO PARA UMA COMUNICAÇÃO INTEGRADA

1. Integrar o ambiente de telefonia à rede de dados
Implementar uma estrutura de telefonia IP (Vo-IP) na sua empresa, permitindo que dados e voz trafeguem pelo mesmo ambiente.

2. Escolher e implementar uma solução de integração
Para integrar esses serviços, a sugestão é a utilização do Microsoft Office Communication Server 2007 (atualmente no R2), idealmente integrado com o Microsoft Exchange Server 2007.

3. Escolher a forma que o seu usuário vai se comunicar
Para o usuário na ponta, vão haver duas opções:
– Utilização de um “soft-phone”: Software cliente que fará o papel de telefone no computador do cliente
– Utilização de um “hard-phone”: Um equipamento com o aspecto de um telefone normal, mas um Telefone IP.

Ao final, sua empresa terá uma comunicação integrada.

Esta é apenas uma primeira parte de uma sequencia de posts sobre o assunto, todos que quiserem podem sentri-se avontade para comentar e opinar sobre o assunto, até a próxima.

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