Implementando um Servidor DHCP no Windows Server 2003

O Serviço DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol) é um serviço de automatização de configurações do protocolo TCP/IP. Com um servidor DHCP é possível atribuir a clientes e servidores todas as configurações do protocolo TCP/IP como Endereço IP, Máscara de sub-rede, Gateway padrão, etc.

Com um servidor DHCP na rede o gerenciamento das configurações de rede se torna centralizado já que qualquer alteração feita no servidor irá ser replicada para os demais clientes.

 

Solução.

Antes de começar a implementação do nosso servidor DHCP vamos nos assegurar que o servidor esteja com um IP Fixo. O serviço DHCP exige esta condição.

Configure o seu servidor conforme a figura abaixo.

 

Após configurar o IP Fixo do servidor siga os seguintes passos para instalar o serviço DHCP: INICIAR > EXECUTAR > cys.exe

Neste momento é aberto o assistente Configure Your Server, a primeira tela é apenas Informativa clique em NEXT.

A Segunda tela é também informativa clique em NEXT, neste momento o assistente estar obtendo informações do sistema operacional para verificar as regras já instaladas.

Como mostrado na figura abaixo.

 

Após o assistente obter as informações do seu servidor é mostrado a tela Server Role onde agente pode selecionar qual regra queremos adicionar ou remover do nosso servidor. Como mostrado na figura abaixo as regras que estão marcadas com Yes são os papeis atualmente instalados no nosso servidor.

 

 

Para instalar o serviço DHCP selecione DHCP Server e clique em NEXT.Como mostrado na figura abaixo:

 

Na próxima tela o assistente nos mostra um resumo das opções selecionadas e nos informa os passos que serão efetuados.

·         Instalar o serviço DHCP.

·         Executar o assistente para configurar o novo escopo DHCP.

 

Caso queira rever alguma configuração clique em BACK. Clique em NEXT para continuar.

 

 

Neste momento o assistente começa a copiar os arquivos de instalação e pede o CD do Windows Server 2003 para concluir a instalação. (Caso você tenha a pasta i386 compartilhada a partir de outro computador na rede, esta poderá ser usada para instalar o serviço.) Insira o CD do Windows Server 2003 e clique em OK.

 

 

Após a cópia e instalação dos arquivos é aberto um assistente para agente configurar um novo scopo DHCP. A primeira tela é apenas informativa clique em NEXT.

 

 

Neste momento o assistente nos pede para definir um nome e uma descrição para o escopo que estamos criando. Defina como queira e clique em NEXT.

 

 

A próxima tela o assistente nos pede para entrar com uma faixa de endereços IP, que será distribuído por nosso scopo.

Em Start IP Addressagente define o começo da faixa, e em End IP Address definimos o final da faixa de endereços IP.

Verifique que conforme digitamos a faixa de endereços, logo abaixo o assistente vai definindo a nossa mascara de subrede, para modificar a mascara de subrede altere o Length ou diretamente no IP da mascara.

Defina a faixa conforme deseja e clique em NEXT.

 

 

Neste momento o assistente nos pergunta se desejamos adicionar uma faixa de exclusão em nosso scopo, de forma que scopo irá “pular” os endereços definidos nesta faixa. Com isso o servidor DHCP não irá atribuir endereços IP que estejam dentro desta faixa ou um único endereço caso seja adicionado. Defina a faixa de exclusão e clique em ADD.

 

 

Após adicionar a faixa de endereço clique em NEXT para continuar.

 

 

A próxima opção é para agente definir a duração do lease, ou seja, o tempo de concessão que um cliente DHCP deverá permanecer com um determinado pacote. Por padrão o tempo do lease é 8 dias.

Você deve definir o tempo de concessão no formato Dias/Horas/Minutos como mostrado na figura abaixo:

  

Defina o tempo de lease que melhor se reflita na sua organização e clique em NEXT.

 

Neste momento o assistente me pergunta se desejo configurar as opções de scopo agora.

As opções de escopo pode ser o endereço IP de um Roteador, servidores DNS, configurações Wins e demais opções do protocolo TCP/IP.

É importante lembrar que as opções de scopo sobrescrevem as opções de servidor.

  

Marque Yes, I want to configure these options now (Sim, Eu quero configurar estas opções agora) e clique em NEXT. Se agente marcar No, I will configure these options later (Não,Eu irei configurar estas opções depois) o assistente é concluído,mas poderemos configurar estas opções novamente no console DHCP.

A primeira opção que o assistente nos pergunta é o endereço IP do nosso router (Default Gateway). Este endereço será atribuído aos clientes durante a concessão. Defina o endereço e clique em Add conforme mostrado na figura abaixo, depois clique em NEXT para continuar.

 

 

 

Neste momento agente pode especificar as configurações DNS que serão atribuídas aos nossos clientes.

Na opção Parent Domain especifique o domínio DNS. Este domínio será usado como o sufixo primário para resolução de nome. Em Server Name coloque o nome do seu servidor DNS no formato FQDN, ou seja, o nome totalmente qualificado e clique em Resolve.

(Observe que o assistente “resolve” o nome e já preenche o campo IP Address com o IP correspondente ao seu DNS Server informado.).

Preencha os campos de acordo com a sua necessidade, conforme mostrado na figura abaixo e clique em NEXT.

 

A próxima opção é para configurar o endereço de um servidor WINS. Caso na sua organização utilize o servidor WINS para converter nomes NETBIOS de computadores você deve repetir os passos como mostrado no item acima.

 

 

Após configurar as opções Router,DNS Server e Wins Server o assistente nos pergunta se queremos ativar o nosso scopo agora.Um Scopo só poderá atribuir endereços IP aos clientes caso este esteja ativado.

(É importante lembrar que o assistente somente te dará a opção de ativar o scopo agora, caso você tenha optado por configurar as opções DHCP, como Router, DNS Server e Wins Server, ou seja, se você não tivesse marcado a opção “Yes, I want to configure these options now”o assistente iria concluir a tarefa e você teria que ativar o scopo manualmente no console DHCP).

Clique em NEXT para ativar o scopo agora, conforme mostrado na figura abaixo.

 

 

Pronto! Neste momento acabamos de configurar o nosso novo scopo. O assistente nos mostra uma mensagem informando que completamos com sucesso a configuração do novo scopo clique em FINISH para concluir.

 

 

Finalizando o assistente Configure Your Server clique em Finish novamente.

 

  

Neste momento o assistente executa o console Manage Your Server onde podemos verificar que a regra DHCP Server foi corretamente instalada em nosso servidor.

Clique em Manage this DHCP Server para abrir o console DHCP.

 

 

No console DHCP agente pode observar a faixa de rede que o scopo irá atribuir aos clientes, status do scopo, a descrição que definimos para o novo scopo e demais opções como Reservas de endereços IP,Classes,configurar opções de servidor,etc.Conforme mostrado na figura abaixo.

 

 

IMPORTANTE: Caso o servidor DHCP seja um controlador de domínio ou um member Server você deve autorizá-lo no Active Directory para que este consiga atribuir endereços IP aos demais clientes.

 

Para mais informações sobre o Serviço DHCP no Windows Server 2003 visite:

http://support.microsoft.com/kb/323416/pt-br

http://technet.microsoft.com/pt-br/default.aspx

6 comentários sobre “Implementando um Servidor DHCP no Windows Server 2003

  1. Leandro disse:

    Boa tarde, estou montando um servidor com os seguintes servicos: DHCP, Servidor de Arquivos e proxy internet ( Isa Server 2004 ). Quando eu configuro o Dhcp ele sempre pega a placa de rede que tem a configuracao de ADSL e nao pega a do endereco de ip fixo. Tem alguma maneira de mudar a placa de rede que é para a rede interna?
    Obrigado

    • Edgar Delmiro disse:

      Olá Leandro,

      Bom, neste caso quero lhe dar uma dica, se você tiver condições de pelo menos tirar o ISA do seu PDC, seria bom, porque por exemplo se você tiver algum problema com a conexão com a internet, você pode ter sérios problemas, segue uma dica aí, bem, para resolver seu problema, você deve primeiro quando for configurar o serviço de DHCP, é separar um escopo para servidores, porque os mesmo serão configurados manualmente na placa de rede local, tome muito cuidado também ao configurar o ISA, identifique suas placas como “rede interna” e “rede externa”, ficará mais fácil de administrar.

      Qualquer dúvida segue abaixo meu contato:
      msn:delmiroedgar@hotmail.com
      e-mail:delmiroedgar@gmail.com
      twitter:edgar_itpro
      web:http://www.sapienzae.com.br

      Abraços.

  2. caro colega venho pedir uma enorme ajuda eu configurei o servidor dhcp

    as maquinas dos usuarios puxão a ip serto mas não esta puxando o gateway
    ou seja as maquinas ficar sem internet

    carra se puder me dar uma luz fico muito grato mesmo

  3. Rafael disse:

    cara, muito bom teu post. mas meu problema é o contrário, na minha rede só posso usar IP fixo, o negócio era assim, mas estranhamente passou a aceitar rede com IP dinamico, estou tendo dificuldade para encontrar algo sobre isso, se tiver alguma ajudar para me conseguir fico grato.

    Rafael

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s