O Caminho da Otimização da Infra-Estrutura da Microsoft – Parte 03

Mudando de uma Infra-estrutura Básica para Padronizada.

Olá pesoal,

Como já vimos nos posts anteriores, para poder começar um processo de migração de nossa infra-estrutura, devemos ter em mãos alguns conceitos e informações que são necessários para o bom andamento da migração.
Para uma infra-estrutura básica nós podemos pensar de deve ser “fácil” administrar um ambiente “básico”, se pensarmos desta forma como a palavra nos diz realmente torna-se fácil, mas, por outro lado esssa infra-estrutura básica irá nos proporcionar dores de cabeça intermináveis.

Mudando para o próximo nível, sua organização pode se beneficiar com uma equipe de TI treinada em melhores práticas, como MOF – Microsoft Operations Framework, a ITIL – IT Infrastructure Library, a administração central e a configuração de segurança, a definição de imagens padrão para a área de trabalho, e múltiplos diretórios para uma administração mais simplificada.

Primeiro para um melhor entendimento vamos definir o conceito de MOF – Microsoft Operations Framework e  ITIL – IT Infrastructure Library:

MOF:

O Microsoft Operations Framework (MOF) fornece instruções operacionais que permitem às organizações alcançarem confiabilidade, disponibilidade, suporte e gerenciamento dos produtos e tecnologias Microsoft. Com o manual do MOF, você será capaz de analisar sua maturidade atual do gerenciamento de serviços, priorizar seus processos de maior preocupação e aplicar princípios comprovados e melhores práticas para otimizar seu gerenciamento da plataforma do Windows Server.

Fonte: http://www.microsoft.com/brasil/technet/itsolutions/cits/mo/mof/default.mspx

ITIL:

ITIL ® é o único consistente e abrangente documentação das melhores práticas de IT Service Management. Utilizado por milhares de organizações em todo o mundo, toda uma filosofia ITIL tem crescido em torno da orientação contida no ITIL livros e apoiando o regime de qualificação profissional.

ITIL consiste de uma série de livros para dar orientações sobre a prestação de serviços TI qualidade, e sobre os alojamentos e instalações ambientais necessárias para apoiá-lo. ITIL tem sido desenvolvido no reconhecimento das organizações de crescente dependência em TI e incorpora as melhores práticas de IT Service Management.

A ética por trás do desenvolvimento do ITIL é o reconhecimento de que as organizações estão se tornando cada vez mais dependentes de TI, a fim de satisfazer os seus objectivos empresariais e satisfazer as suas necessidades de negócio. Isto leva a um aumento da exigência de uma elevada qualidade de serviços TI.

 
Agora já tendo base em padrões de boas práticas veremos quais são as promeiras medidas ou passos que devem ser tomados para realizar a migração sem traumas.
De acordo com a Microsoft devemos tomar as seguintes medidas (Lembrando que são medidas gerais):
 
  • Desenvolver padrões, diretrizes, e controles com uma estratégia de execução.
  • Medir os riscos de segurança desenvolvendo uma abordagem “em camadas” nos níveis do perímetro, servidor, área de trabalho e aplicações.
  • Automatizar as tarefas manuais  que consomem tempo.
  • Adotar melhores práticas, como as da ITIL e MOF, SANS entre outras.
  •  Faça da TI um trunfo estratégico em vez de torná-la um fardo.

Aqui segue alguns links da Microsoft que ajudarão na migração:

Passos e tecnologias principais:

1 – Encontre parceiros para ajudá-lo a fazer a mudança para a Dinâmica
2 – Implante os serviços de diretório do Active Directory para obter autorização e autenticação comum
3 – Automatize o gerenciamento de atualizações com o Microsoft SMS (System Management Server) e o Windows Update Services
4 – Implante o Microsoft ISA Server para obter proteção de firewall de ponta
5 – Implante o Microsoft Exchange Server para obter uma infra-estrutura de mensagens mais segura e otimizada
Conheça o Microsoft Forefront
 

Nos próximos post veremos a migração da Padronizada para a Racionalizada.

Ate a próxima.

 
 
 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s