Red Hat e Microsoft Ampliam a Interoperabilidade da Virtualização de Servidores

Olá turma,

Como já foi previsto por especialistas em tecnologia de servidores a tempos atráz, estamos hoje caminhando realmente para o futuro entre os “S.O’s” de servidores.

Em resposta à forte demanda dos clientes, Red Hat e Microsoft assinaram acordos recíprocos para permitir a maior interoperabilidade para as plataformas de virtualização das empresas. Cada empresa se juntará ao programa de validação/certificação de virtualização da outra e fornecerá suporte técnico para os clientes de virtualização de servidores que possuem em comum.

Principais componentes do acordo:

  • A Red Hat validará o Windows Server 2003 SP2, Windows 2000 Server SP4, e os guests do Windows Server 2008 nas tecnologias de virtualização do Red Hat Enterprise.
  • A Microsoft validará os guests do Red Hat Enterprise Linux 5.2 e 5.3 em Windows Server 2008 Hiper-V (todas as edições) e Microsoft Hiper-V Server 2008.
  • Uma vez que cada empresa tenha finalizado os testes, os clientes com acordos de suporte válidos receberão suporte técnico cooperado para:
    • rodar sistema operacional Windows Server virtualizado em virtualização Red Hat Enterprise, e
    • rodar Red Hat Enterprise Linux virtualizado em Windows Server 2008 Hiper-V.
  • Também está planejado validar versões futuras de produtos de ambas as empresas sob estes acordos.
  • Os acordos não envolvem nenhuma patente ou componente de licenciamento de open source.
  • Os acordos não contêm nenhuma cláusula financeira além das taxas de testes de certificação/validação padrões da indústria.

Perguntas e Respostas

Trata-se de um acordo mútuo entre Red Hat e Microsoft?

Não se trata de um acordo mútuo. A Red Hat assinou um acordo para participar do Server Virtualization Validation Program (programa de validação de virtualização de servidores) da Microsoft, enquanto que a Microsoft aderiu ao Virtualization Certification Program (programa de certificação de virtualização) da Red Hat. A Microsoft será relacionada na Lista de Certificação de Hardware da Red Hat uma vez que tenha concluído o processo de certificação.

Parece que os clientes deveriam ter tido este tipo de suporte há algum tempo atrás. Por que demorou tanto para se oferecer suporte técnico aos clientes?

Microsoft e Red Hat começaram a ouvir solicitações de validações bilaterais logo que o Programa de Validação de Virtualização de Servidores da Microsoft entrou em atividade, em junho de 2008. Ambas as empresas rapidamente concordaram em trabalhar juntas; a finalização dos detalhes em torno de um suporte técnico abrangente e coordenado demorou algum tempo. Como resultado, os clientes poderão implementar com segurança o Microsoft Windows Server e o Red Hat Enterprise Linux, virtualizados nos hipervisores Microsoft e Red Hat, sabendo que as soluções serão suportadas por ambas as empresas.

Há outros componentes da negociação que ainda não foram revelados?

Não. Os acordos são específicos para estabelecer suporte técnico coordenado para nossos clientes em comum que usam a virtualização de servidores. Os acordos não têm nada a ver com patentes, e não implicam em nenhum direito sobre patente ou outros direitos relativos a licenciamento de open source. Os acordos não contêm nenhuma cláusula financeira além das taxas padrões da indústria para testes de certificação e validação. Embora Microsoft e Red Hat continuem competindo no mercado, os clientes nos disseram que o suporte técnico à virtualização de servidores é uma área na qual deveríamos trabalhar em conjunto. Agora temos acordos para testar e coordenar o suporte técnico, e oferecer aos clientes um novo nível de suporte coordenado entre o Red Hat Enterprise Linux e o Windows Server para seus ambientes de TI heterogêneos.

Quais versões de Red Hat Enterprise Linux e Red Hat Virtualization serão validadas e para quais versões de Windows e Hyper-V?

As validações já estão começando a ocorrer, e foram planejadas para serem abrangentes. Cada empresa está fazendo suas respectivas validações separadamente, sendo os primeiros resultados esperados para o final deste ano. Como participante do Programa de Validação de Virtualização de Servidores da Microsoft, após a Red Hat ter apresentado logs de teste indicando que o Windows Server roda corretamente na virtualização do Red Hat Enterprise, a versão específica de Red Hat utilizada nos testes, juntamente com os parâmetros da máquina virtual testada, será divulgada no website do Server Virtualization Validation Program da Microsoft. A partir de então, os clientes poderão implementar o Windows Server 2008, Windows Server 2003 SP2, ou o Windows 2000 Server SP4 ou posterior com segurança e receber suporte coordenado. A conclusão do Red Hat Enterprise Linux SVVP está programada para o segundo semestre civil de 2009. A Microsoft atualmente planeja validar o Red Hat Enterprise Linux 5 como um guest no Windows Server Hyper-V. O Windows Server 2008 Hyper-V (todas as edições) e o Microsoft Hyper-V Server 2008 agora irão suportar máquinas virtuais monoprocessadas rodando:

  • Red Hat Enterprise Linux 5.2 (x86)
  • Red Hat Enterprise Linux 5.2 (x64)
  • Red Hat Enterprise Linux 5.3 (x86)
  • Red Hat Enterprise Linux 5.3 (x64)

 

Como os clientes obtêm suporte para as soluções validadas? Para quem devem ligar?

Clientes com acordos de suporte válidos com ambas as empresas podem ligar tanto para a Microsoft quanto para a Red Hat para terem seus problemas solucionados. Se o primeiro suporte contatado não puder resolver a questão, ele recorrerá ao outro fabricante para encontrarem uma solução conjunta para o cliente em comum.

Que nível de acordo de suporte é exigido da Red Hat e da Microsoft para um cliente poder receber suporte quando estiver rodando Red Hat Enterprise Linux em Windows ou Windows em Red Hat Enterprise Linux?

Clientes com acordos de suporte atuais da Microsoft para Windows Server 2008 terão direito de obter suporte sob este acordo. Quando não existir um acordo em vigor, os clientes poderão manifestar sua disposição de adquirir suporte “por chamada”. Qualquer cliente com uma assinatura de Red Hat Enterprise Linux válida e que esteja usando guests Red Hat Enterprise Linux 5.2 ou 5.3 terá direito a suporte sob os termos deste acordo.

Como são estes acordos em relação aos acordos que ambas as empresas mantêm com a VMware e/ou a Citrix?

Não há nenhuma mudança no relacionamento da Microsoft ou da Red Hat com a VMware. Lembre-se de que tanto o Windows Server quanto o Red Hat Enterprise Linux podem ser implementados em VMware ESX. A Red Hat não tem nenhum acordo de virtualização com a Citrix neste momento. Tanto a VMware quanto a Citrix têm configurações de produtos que foram validadas pelo Programa de Validação de Virtualização de Servidores da Microsoft.

Como posso descobrir quais validações foram concluídas?

As validações serão divulgadas nos respectivos sites da Red Hat e Microsoft:

 

Quem será o principal beneficiário deste acordo?

O beneficiário principal deste acordo serão os clientes Microsoft e Red Hat. Claro que, um beneficiário secundário será o ecossistema de virtualização, visto que será mais útil para os clientes, promovendo implementações mais amplas e desenvolvimento de tecnologia mais rápido.

Fonte: http://www.br.redhat.com/promo/svvp/

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s